Ao longo de quatro décadas de atuação, o Mater Natura construiu um portfólio de 119 projetos, patrocinados por 64 instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, e apoiados por 160 parceiros.

Nas seções abaixo, é possível conhecer todos os nossos projetos, tanto os já concluídos quanto aqueles em desenvolvimento.

Também é possível buscar um projeto específico, digitando ao menos uma palavra de seu título. Atenção: a busca não funciona se digitar a palavra de forma incorreta. Observar que a busca deve ser realizada dentro da respectiva categoria de projetos (Concluídos ou Em Desenvolvimento).

Elos da Mata Atlântica: Corredores para a Reconexão Ecológica

Início: Outubro/2025
Término: Setembro/2029
Financiador: Programa Floresta Viva
O projeto Elos da Mata Atlântica: Corredores para a Reconexão Ecológica, conduzido pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais com apoio do Programa Floresta Viva/Funbio, tem como objetivo promover a formação de corredores ecológicos no sudeste do Paraná, conectando importantes fragmentos da Floresta com Araucária, ecossistema singular e altamente ameaçado da Mata Atlântica. Com duração de 48 meses, a iniciativa prevê a restauração de pelo menos 200 hectares de áreas degradadas, em regiões estratégicas para a manutenção de processos ecológicos e para o fortalecimento da biodiversidade. As ações incluem restauração florestal, monitoramento contínuo, capacitações e o fomento à cadeia produtiva local, com incentivo a práticas sustentáveis que possam gerar oportunidades econômicas para as comunidades envolvidas.

Estudos da Restauração – Pesquisa, Estruturação e Planejamento

Início: Novembro 2024
Término: Abril 2026
Financiador: Biodiversidade Litoral do Paraná (TAJ)
O projeto tem como objetivo dar continuidade a açõesjá iniciadas por outros projetos e parcerias no território do litoral paranaense, com a realização de pesquisa aplicada, monitoramento da biodiversidade e ações para a recuperação ecológica da Mata Atlântica. As atividades abrangem Unidades de Conservação da região como o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, Estação Ecológica de Guaraguaçu, Parque Estadual do Rio da Onça, Parque Estadual do Palmito, Parque Estadual do Boguaçu e Parque Estadual do Pau-Oco.

Diálogo UC: Fortalecimento da Gestão Participativa das Unidades de Conservação do Território da APA de Guaratuba

Início: Novembro 2024
Término: Abril 2026
Financiador: Biodiversidade Litoral do Paraná (TAJ Litoral do Paraná)
O projeto Diálogo UC: Fortalecimento da Gestão Participativa das Unidades de Conservação do Território da APA de Guaratuba, conduzido pelo Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais com recursos do TAJ Litoral do Paraná, busca integrar diversos atores sociais para promover a conservação da biodiversidade e fortalecer a governança ambiental no litoral do Paraná. As ações abrangem as cinco Unidades de Conservação (UCs) e uma comunidade local do território da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba. O objetivo é fortalecer a gestão participativa com uma abordagem educativa crítica para capacitar lideranças, elaborar e implementar planos de intervenção e fomentar a corresponsabilidade pela gestão sustentável dos recursos naturais, para contribuir para a preservação da Mata Atlântica e o desenvolvimento territorial.

Reservas Particulares do Lagamar Paranaense – Fase II

Início: setembro de 2024
Término: setembro de 2026
Financiador: Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná - Programa TAJ Litoral do Paraná
O projeto visa o fortalecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) no litoral do Paraná, através da criação de uma RPPN federal com cerca de 16 hectares no município de Morretes e do apoio à consolidação da RPPN Encontro das Águas no município de Paranaguá. Ambas as áreas estão localizadas no entorno de outras unidades de conservação, em região de alta prioridade para conservação, compondo o Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar, hotspot mundial de biodiversidade.

Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica

Início: setembro de 2023
Término: agosto de 2031
Financiador: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA
Iniciativa vai promover ações de restauração florestal em 289,54 ha da vegetação nativa, com ênfase no incremento das populações de espécies da flora ameaçadas e raras, como ingá, guaçatunga-graúda, bem como araucária, imbuia e canela-preta - que são espécies vegetais ameaçadas de extinção, com histórico de intensa exploração no estado de Santa Catarina -, em área de ocorrência de Floresta Ombrófila Densa e de Floresta Ombrófila Mista, no Grupo Territorial IV - Dr. Pedrinho, composto por uma unidade de conservação e dois assentamentos da reforma agrária em três municípios de Santa Catarina. As ações de restauração visam melhorar a conectividade na paisagem, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, favorecer a manutenção da biodiversidade, além de proteger o solo e os recursos hídricos, com o envolvimento e assegurando o bem-estar das populações humanas.

Sementes e Mudas do Quilombo para a Grande Reserva

Início: janeiro de 2024
Término: agosto de 2026
Financiador: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Por meio de sete cursos, o projeto pretende capacitar 20 integrantes do Quilombo Rio Verde, situado na APA de Guaraqueçaba, para a coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes, e a produção de mudas de essências nativas, consolidando esta comunidade tradicional enquanto importante ator social para o fornecimento de insumos associados à cadeia socioambiental da restauração florestal na região litorânea do Paraná. Pretende-se que este seja o núcleo de uma futura Rede de Sementes no estado.

Cerrado Paranaense – fortalecimento de áreas protegidas e da cadeia produtiva de restauração

Início: Abril de 2023
Término: Dezembro de 2025
Financiador: Cargill
O projeto propõe realizar a restauração de 245 hectares de vegetação nativa em um relíquito de Cerrado no estado do Paraná, situada no Parque Estadual do Cerrado (PEC), unidade de conservação gerida pelo Instituto Água e Terra (IAT).

Reconecta Alto Paraná – restaurando corredores e unindo pessoas

Início: Maio 2021
Término: Novembro 2025
Financiador: WWF-Brasil
O projeto tem como objetivo restaurar 200 hectares distribuídos na Ecorregião Alto Paraná, nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. O trabalho é um dos desdobramentos do Plano de Restauração da Mata Atlântica na Ecorregião do Alto Paraná.

Developing the predictive ecology of plant-animal interactions across space and time (Desenvolvendo a ecologia preditiva das interações planta-animal através do espaço e do tempo)

Início: novembro 2019
Término: dezembro 2025
Financiador: European Research Council (ERC)
As mudanças ambientais causadas pelo homem, como perda de vegetação nativa, introdução de espécies exóticas e mudanças climáticas globais causam impacto sobre a biodiversidade. Esse projeto visa avaliar a variação espacial da diversidade de interações entre plantas e beija-flores em um gradiente altitudinal da Mata Atlântica com a finalidade de entender como as espécies e as interações respondem às mudanças a fim de propor medidas de conservação da biodiversidade e os serviços ecossistêmicos que ela sustenta.
Rolar para cima