O ano tá voando! ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏
Olá,
Aqui é a equipe do projeto Olha o Clima, Litoral!, executado pelo Mater Natura e apoiado pelo Programa Petrobras Socioambiental. Esta é a primeira newsletter do projeto, que visa desenvolver e implementar, de forma participativa, estratégias e práticas de Adaptações baseadas em Ecossistemas (AbE) dirigidas aos manguezais, brejos salinos e comunidades do litoral do Estado do Paraná, para torná-los mais resilientes à mudança climática.
"Adaptações baseadas em Ecossistemas (AbE)" é uma abordagem que utiliza a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos para ajudar as pessoas a se adaptarem aos impactos da mudança do clima como parte de uma estratégia maior de adaptação.
Vim trazer algumas novidades sobre as nossas ações, para você acompanhar de pertinho como está sendo realizado o nosso trabalho.
|
|
Mangue sufocado. Foto: Gabriel Marchi
Começamos a articular os primeiros contatos com representantes de outras organizações, com o objetivo de nos fortalecermos junto a outros atores em ações de conservação de manguezais, ecossistemas associados e comunidades que deles usufruem. A troca de informações com os líderes dessas organizações é fundamental para que o nosso trabalho seja realizado sem deixar nenhuma lacuna aberta. Iniciamos também o diagnóstico do que há atualmente de remanescentes de manguezais e brejos salinos, assim como os seus estoques de carbono. Estamos trabalhando paralelamente em modelagens de como estarão futuramente esses remanescentes e seus estoques de carbono, com base nas previsões de elevação do nível do mar nos cenários para 2050 e 2100. Com essas projeções, conseguiremos reconhecer outras ações que devem ser realizadas com urgência para a manutenção da vida humana e das espécies do litoral do Paraná. Na área socioambiental, desenvolvemos o nosso Plano de Trabalho de Capacitação de Professores e Alunos da Rede Pública do município de Antonina. Esse documento já foi apresentado junto à Secretaria Municipal de Educação.
O curso para professores abordará temas como o próprio projeto “Olha o Clima, Litoral!”, mudança climática, objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), práticas de educação ambiental e materiais educativos com abordagem interdisciplinar e transversal. É preciso educar para que a população realize o seu papel fundamental na conservação do bioma Mata Atlântica! Também já temos a nossa casa em Antonina, preparada para todas as atividades que realizaremos na região.
|
|
A equipe da restauração em ação. Foto: Gabriel Marchi Da parte da restauração de manguezais e brejos salinos da baía de Antonina, já se formou a equipe, adquiriu-se os petrechos, como roçadeira e EPI, e iniciamos a remoção das braquiárias-d’água, espécie invasora que causam desequilíbrio do ecossistema. Manejadores contratados são gente da comunidade local, o que aumenta a inserção e os benefícios do projeto no município. Censos da avifauna das áreas de manguezais e brejos salinos impactados e alvo da restauração já iniciaram. Poderemos comparar a modificação da comunidade de aves ao longo da melhoria da condição ambiental, fruto da restauração. Em especial, espera-se um aumento na abundância do ameaçado bicudinho-do-brejo. Apesar dos resultados ainda muito preliminares, surpreendeu a avifauna bastante empobrecida em espécies, fato que pode ser justificado em função da grave situação de degradação que os ambientes se encontram atualmente. Ah, e nós também já começamos a movimentar as nossas redes sociais. Que tal ficar por dentro das novidades do projeto por lá? Nos siga no Instagram e no Facebook! Um grande abraço. E se ainda for para o litoral neste verão, lembre-se de recolher o lixo de seus passeios na praia e em outros ambientes maravilhosos do litoral do Paraná!
Equipe do Projeto Olha o Clima, Litoral!
|
|
|