Mater Natura realiza treinamento em coleta de sementes florestais para equipe da SPVS

Compartilhe esse conteúdo

No dia 12 de junho de 2025, técnicos do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais realizaram um treinamento prático de coleta de sementes florestais nativas para a equipe de campo da SPVS – Instituto de Pesquisa em Vida Silvestre e Educação Ambiental. A atividade aconteceu na Reserva Natural Guaricica, em Antonina (PR), e teve como foco a coleta de sementes em altura.

O conteúdo do treinamento incluiu técnicas de acesso ao dossel por diferentes métodos, como subida por tronco com uso de escadas, peçonha e sistema de fitas, além de descensão com o uso de freio “8” e instalação de redes para coleta de sementes. As atividades foram conduzidas pelo engenheiro florestal Daniel Zambiazzi Miller e pelo agroecólogo e arborista Pedro Cittolin Richetti.

Ambos atuam na coleta de sementes no litoral do Paraná em projetos do Mater Natura, como o Refloresta o LAGAMAR, executado entre 2022 e 2024, com financiamento do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, e o projeto Estudos da Restauração, em andamento desde novembro de 2024, financiado pelo Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná (TAJ Litoral).

As ações de coleta de sementes visam ao fortalecimento da cadeia da restauração, com a destinação a viveiros parceiros do litoral do Paraná para a produção de mudas. As principais frentes de atuação incluem o atendimento ao Programa Paraná Mais Verde, do Instituto Água e Terra (IAT), e ao Programa Salvando Árvores da Extinção, uma parceria entre Porto Morretes, Novo Fogo, Instituto Hórus e Ekôa Park. Além disso, parte das sementes é enviada ao Laboratório de Sementes Florestais (LASF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a realização de testes de germinação.

Durante a execução dos projetos de restauração, o Mater Natura desenvolveu adaptações em equipamentos e técnicas de escalada voltadas à coleta de sementes em árvores, as quais vêm sendo compartilhadas por meio de treinamentos. A capacitação oferecida à equipe da SPVS reforça as parcerias institucionais e contribui diretamente para o fortalecimento técnico da restauração ecológica no litoral paranaense.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biodiversidade

Sapo menor que a ponta de um lápis é descoberto em montanha de Santa Catarina

Registro reforça a relevância da Mata Atlântica e o protagonismo de pesquisadores do Mater Natura na descrição de espécies raras e endêmicas Brachycephalus lulai, espécie entre 8 e 13,4 mm encontrada no topo da Serra do Mar. FOTO: Luiz Fernando Ribeiro/Mater Natura. O topo úmido e frio de uma montanha da Serra do Mar, em

Notícias

Encontro do Meio integra Unidades de Conservação e comunidade na etapa central do Projeto Diálogo UC

Representantes das seis UCs do território da APA de Guaratuba e da Comunidade Mundo Novo do Saquarema se reuniram para revisar avanços, alinhar estratégias e fortalecer a gestão participativa do território. Participantes das seis Unidades de Conservação e da Comunidade Mundo Novo do Saquarema durante o Encontro do Meio, etapa central do Projeto Diálogo UC.

Rolar para cima