Mater Natura e IMA concluem atualização da Lista das Espécies de Fauna Ameaçadas em Santa Catarina

Compartilhe esse conteúdo

Entre junho de 2024 e março de 2025, coordenamos o processo de avaliação e atualização da Lista das Espécies de Fauna Ameaçadas de Extinção de Santa Catarina. O trabalho seguiu as diretrizes da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e foi desenvolvido no âmbito do Plano de Ação Territorial (PAT) Planalto Sul, sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). 

Sporophila beltoni (atativa-tropeira) – foto: Raphael Zulianello 

A estratégia geral para a execução do trabalho foi realizar a avaliação por grupo taxonômico (com inclusão de todas as espécies), com algumas exceções, a adoção dos critérios e categorias da UICN, o desenvolvimento de um processo continuado de avaliação e o envolvimento do maior número possível de pesquisadores em um processo transparente e participativo.

Participantes da oficina de revisão da metodologia

Principais atividades desenvolvidas pelo Mater Natura:

  1. Coordenação do processo de avaliação e elaboração da nova lista de espécies ameaçadas no estado.
  2. Geração e compilação de informações sobre a ecologia e distribuição geográfica das espécies, alimentando o banco de dados estadual.
  3. Realização de consulta ampla e oficinas de avaliação, envolvendo especialistas de universidades, instituições de pesquisa, organizações do terceiro setor, zoológicos e museus. Ao todo, 26 oficinas remotas foram realizadas entre 27 de setembro de 2024 e 11 de fevereiro de 2025.

Página inicial do site de consulta pública para elaboração da Atualização da Lista das Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção de Santa Catarina

Página inicial para contribuições de informações na consulta pública

Resultados e impacto

Foram avaliadas 4.436 espécies pertencentes a 7 filos, 32 classes, 219 ordens e 745 famílias. Destas, 298 espécies foram classificadas com algum grau de ameaça, sendo 143 como Vulneráveis (VU), 92 Em Perigo (EN), 58 Criticamente em Perigo (CR), 5 Criticamente em Perigo (CR) Possivelmente Extintas (PE), e 1 Extinta na Natureza.

Em comparação com a última lista estadual de 2011, houve um aumento de 32 espécies ameaçadas. Porém, é importante destacar que esse incremento pode estar relacionado a diferentes fatores, incluindo a maior quantidade de espécies avaliadas e melhorias metodológicas aplicadas na classificação. Nesta atualização de 2025, foram avaliadas 2.536 espécies a mais que na atualização de 2011.

A nova lista será encaminhada pelo IMA ao Conselho Estadual de Meio Ambiente de Santa Catarina para formalização legal e integração nas políticas de conservação da biodiversidade.

Contexto e parcerias

Reunião de trabalho para o lançamento do processo de Atualização da Lista das Espécies da Fauna Ameaçada de Extinção de Santa Catarina, com as instituições e especialistas envolvidos no projeto – foto: Acervo IMA

O trabalho faz parte do Projeto “Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – GEF Pró-Espécies”, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e financiado pelo Global Environment Facility (GEF). A execução técnica foi realizada pelo Mater Natura, com financiamento da WWF-Brasil e apoio e supervisão do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Além deste projeto, o Mater Natura também atua com outras iniciativas para a atualização de listas estaduais de espécies ameaçadas. Saiba mais aqui.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Restauração no Alto Paraná avança, mas queimadas ameaçam áreas recuperadas

Estamos restaurando áreas estratégicas na ecorregião do Alto Paraná pelo projeto Reconecta Alto Paraná – Restaurando corredores e unindo pessoas, com o objetivo de recuperar ecossistemas degradados e fortalecer a conectividade entre fragmentos florestais para manutenção de corredores de biodiversidade. O projeto é realizado pelo Mater Natura em parceria técnico-financeira com o WWF-Brasil, com apoio

Rolar para cima