Mater Natura e IAT monitoram restauração no Parque Estadual do Cerrado

Compartilhe esse conteúdo

O Parque Estadual do Cerrado (PEC), em Jaguariaíva (PR), é um importante remanescente do Cerrado, bioma ameaçado, e vem recebendo atenção especial para sua recuperação. O Mater Natura, com o apoio da Cargill e em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), está conduzindo um projeto de restauração ecológica que abrange 245 hectares do parque.

Imagem da área de execução do projeto “Cerrado Paranaense” – crédito: Acervo Mater Natura

Ações para recuperar a vegetação nativa:

Iniciado em abril de 2023, o projeto “Cerrado Paranaense” já realizou diversas ações para a recuperação da área, incluindo:
 
Controle de espécies exóticas: remoção de pinus, eucalipto e braquiária, que competem com as espécies nativas.
Plantio de espécies nativas: introdução de espécies lenhosas e herbáceas, aumentando a diversidade e a cobertura vegetal.

Condução da regeneração natural: incentivo ao crescimento das espécies nativas já presentes na área.

Monitoramento para avaliar o sucesso da restauração:
 
Nos dias 22 e 23 de outubro, técnicos do Mater Natura e do IAT se uniram para realizar o monitoramento da área restaurada. Daniel Zambiazzi Miller e Ricardo Campos (Mater Natura) e Pollyana Born e Felipe Fabrin (IAT) avaliaram as parcelas de monitoramento, utilizando o Protocolo de Monitoramento da Recomposição da Vegetação Nativa no Distrito Federal.
 

Equipe do projeto e representantes do IAT em ação de monitoramento – crédito: Acervo Mater Natura

A equipe analisou parâmetros como cobertura do solo, diversidade e densidade de espécies, comparando os dados com as informações coletadas antes do início da restauração. Essa comparação permite:

  • Mensurar as mudanças na estrutura e composição da vegetação.
  • Identificar a necessidade de ações de manutenção.
  • Avaliar o sucesso do projeto de restauração.
Compromisso com a conservação do Cerrado:

O monitoramento da restauração ecológica é fundamental para garantir a efetividade das ações e o sucesso na recuperação do Cerrado. A parceria técnica entre o Mater Natura e o IAT, com o apoio financeiro da Cargill, demonstra o compromisso das instituições com a conservação deste importante bioma, contribuindo para a preservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que ele oferece.

As ações de manutenção e monitoramento no PEC continuarão até março de 2025, garantindo a recuperação da área e o desenvolvimento da vegetação nativa  – crédito: Acervo Mater Natura

O Mater Natura continuará acompanhando o progresso do projeto e compartilhando os resultados, demonstrando o impacto positivo da restauração ecológica para o Cerrado paranaense.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Mater Natura recebe o Selo SESI ODS 2024

  O Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais foi reconhecido mais uma vez com o Selo SESI ODS 2024. A premiação, promovida pelo Sistema Fiep por meio do Sesi Paraná, destaca iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para o avanço da agenda global de desenvolvimento.  Este é o segundo reconhecimento concedido

Rolar para cima