Mater Natura contribui para a construção de Políticas Públicas Ambientais

Compartilhe esse conteúdo

Em maio o Mater Natura trabalhou intensamente para contribuir com os órgãos públicos e outros segmentos da sociedade no desenvolvimento de ações de Políticas Públicas para o meio ambiente.

Neste mês realizamos a indicação de técnicos associados para os Conselhos de três Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental de Guaratuba, Parque Nacional Guaricana e o Parque Estadual do Boguaçu. Além disso, no período, fomos uma das 4 ONGs eleitas para a retomada das atividades do Confauna – Conselho Estadual de Proteção à Fauna Silvestre.

No dia 19 representamos a sociedade civil em reunião da Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Positivo (CEUA/UP). E, nos dias 19 e 20, participamos da 4ª feira da Juçara em Matinhos-PR, com a exposição na feirinha de sementes das espécies de flora raras e ameaçadas da Mata Atlântica que estão sendo abrangidas pelo projeto Refloresta O Lagamar.

No dia 22 – Dia Mundial da Biodiversidade, coordenamos em conjunto com a SEDEST e o IAT uma reunião técnica do projeto para revisão e ampliação da Lista Vermelha da Fauna no Paraná, na qual participaram pesquisadores especialistas nos 17 táxons (grupos de fauna) abrangidos na nova lista em elaboração. Igualmente, durante todo o mês o Mater Natura publicou em suas redes sociais convites para consulta aberta para a avaliação individualizada destes táxons. Maiores informações estão disponíveis aqui. 

Em relação às redes colegiadas voltadas à conservação e à restauração da Mata Atlântica, participamos de 22 a 27 da Semana da Mata Atlântica, organizada pela Rede de ONGs da Mata Atlântica – RMA e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA. 

Por sua vez, no dia 30, estivemos presente na reunião entre o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e a Rede Trinacional, enquanto flagship Pacto Trinacional da Mata Atlântica, onde em um dia de muito trabalho buscou-se construir um plano de governança estratégico para a iniciativa da restauração do flagship. 

Presentes na Reunião da Coordenação Nacional do Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica

Fechando o mês de atividades, no dia 31 acompanhamos a primeira reunião presencial da gestão 2023/2024 do Conselho de Coordenação do Pacto, além de atualizações e alinhamento entre os membros o objetivo da reunião que contou com representantes de 21 instituições de diferentes esferas que compõem o conselho de coordenação, foi o de trabalhar na construção de um plano de ação para a gestão 2023-2024.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima