Iniciativa incorpora a conservação da natureza à agenda de finanças sociais no Quilombo Rio Verde

Compartilhe esse conteúdo

O projeto “Sementes e Mudas do Quilombo para a Grande Reserva” foi submetido e aprovado junto a Chamada Produtos e Serviços da Natureza, da Fundação Grupo Boticário, e será desenvolvido por um conjunto de instituições parceiras, sendo que técnicos do Mater Natura estarão envolvidos intensamente na gestão e execução do projeto. 

O objetivo da proposta é incorporar a conservação da natureza à agenda de finanças sociais no Quilombo Rio Verde, uma área de 5.264,88 ha situado na APA de Guaraqueçaba-PR, por meio da consolidação de produtos da natureza na renda local, especificamente mudas e sementes, contribuindo para a solidificação da comunidade enquanto importante ator social para o fornecimento de insumos associados à cadeia socioambiental da restauração florestal na região litorânea do Paraná.

Serão capacitados 20 membros da comunidade do Quilombo Rio Verde, para a coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes e produção de mudas florestais nativas, visando abastecer a demanda de projetos de restauração por mudas e sementes com qualidade e em quantidade. 

As capacitações serão divididas em sete temas: – Identificação, marcação e acompanhamento fenológico de matrizes; – Técnicas de coleta de sementes; – Beneficiamento e armazenamento de sementes; – Técnicas de superação de dormência e germinação de sementes; – Produção de mudas; – Técnicas de manejo em viveiro de produção de mudas nativas; e – Planejamento e gestão de negócios.

O estabelecimento de redes de sementes envolvendo comunidades tradicionais é a melhor alternativa para o fornecimento destes insumos com qualidade e variedade genética, em quantidade suficiente para suprir as demandas da cadeia da restauração sem ser fonte de degradação para os remanescentes nativos.

O projeto visa criar junto ao Quilombo Rio Verde o primeiro núcleo da Rede de Sementes do Paraná, no litoral do Paraná, capacitando a comunidade para a coleta e beneficiamento de sementes, produção de mudas e comercialização destes produtos. Com isto, pretende-se proporcionar o fornecimento de insumos importantes para a cadeia da restauração, gerar emprego e renda para a comunidade e garantir o uso adequado e sustentável do remanescente de floresta nativa do quilombo. 

A solução atuará na capacitação da comunidade em todos os aspectos necessários para a estruturação de um negócio viável e sustentável atrelado à cadeia da restauração, além de acompanhar e dar suporte técnico nos dois primeiros anos do estabelecimento da solução. 

Serão realizados cursos teórico-práticos no início do período, de modo que todos estejam aptos a participar ativamente das ações em campo e para que estejam cientes de todos os aspectos relacionados à implementação de um núcleo de rede de sementes e mudas. Com isso, desde o início todos terão a oportunidade de se aprofundar nos assuntos de maior interesse e identificar aptidões para assumirem funções específicas nesta cadeia da sociobiodiversidade. 

Com o sucesso deste núcleo, os participantes da solução estarão aptos a capacitar outras comunidades da região para o estabelecimento efetivo de uma rede de sementes com potencial para abranger toda a Grande Reserva Mata Atlântica.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima