Nos dias 9 e 10 de abril, participamos do I Encontro de Projetos Apoiados pelo Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná, realizado no Ekoapark, em Morretes. O evento reuniu os coordenadores dos 46 projetos apoiados atualmente pelo programa, com o objetivo de promover a integração entre as iniciativas, avaliar os avanços e colaborar na construção de indicadores de resultados e impactos gerados pelo investimento.

Encontro reuniu coordenadores dos 46 projetos apoiados atualmente pelo Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná
Estiveram presentes no encontro coordenadores e representantes dos quatro projetos que realizamos pelo programa: Conecta UC, Diálogo UC, Reservas Particulares do Lagamar Paranaense – Fase I e Fase II – e Estudos da Restauração. O evento oportunizou trocas de experiências entre os projetos, alinhamento de estratégias e contribuições para a consolidação de uma agenda integrada de conservação no litoral paranaense.

Anne Zugmann, coordenadora do projeto Reservas Particulares do Lagamar Paranaense, e Silvana Andrade, representante do projeto Diálogo UC durante o evento

Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná
A costa do Paraná tem papel ecológico fundamental na preservação da Mata Atlântica e dos ecossistemas marinhos e costeiros. No entanto, sofre com a ocupação desordenada, exploração de recursos naturais, poluição, espécies invasoras e os efeitos das mudanças climáticas.
Para enfrentar esses desafios, o programa foi estruturado a partir de um Termo de Acordo Judicial (TAJ) firmado em 2012, em decorrência de um vazamento de óleo entre Araucária e Paranaguá, envolvendo Petrobras, Ministérios Públicos (estadual e federal), o Estado do Paraná e o então Instituto Ambiental do Paraná (IAP), hoje Instituto Água e Terra (IAT).
Desde 2021, o programa conta com a gestão técnica e financeira do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), que coordena os investimentos e modelos de governança, garantindo a execução das ações voltadas à conservação e ao desenvolvimento sustentável do litoral paranaense.
As iniciativas apoiadas pelo programa seguem oito eixos estratégicos:
1. Mecanismos financeiros para garantir a sustentabilidade das ações;
2. Fortalecimento das Unidades de Conservação;
3. Proteção da biodiversidade;
4. Integração entre instituições públicas ambientais;
5. Transparência e eficiência no licenciamento e fiscalização ambiental;
6. Planejamento e gestão territorial com foco na conservação;
7. Monitoramento de dados de qualidade ambiental;
8. Comunicação estratégica para valorização da biodiversidade.