Separamos algumas atividades de políticas públicas que o Mater Natura realizou ao longo do mês de junho
No dia Nacional do Meio Ambiente, 05 de junho, nosso técnico associado, Peterson Leivas, representou o Mater Natura na cerimônia pública em que o governo do Paraná anunciou uma série de medidas focadas no setor. Entre elas, estão o lançamento de audiências públicas para a criação de uma Política Estadual de Biodiversidade, a reativação do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas e o firmamento de um pacto para proteção da Mata Atlântica.
Na ocasião, o governador do Paraná também assinou a Carta de Princípios do Programa de Monitoramento e Conservação de Grandes Mamíferos da Serra do Mar, para fortalecer os esforços existentes de conservação na região, e inaugurou o Projeto Arboreto, com a promoção de atividades educativas, de pesquisa e recreativas em quatro viveiros florestais do IAT no Estado. Os espaços serão instalados nos viveiros florestais do IAT em São José dos Pinhais, Engenheiro Beltrão, Ivaiporã e Jacarezinho.
I Oficina de Formação Integrada dos PPPEAs do PARNA Iguaçu e a APA de Guaratuba
Renata Garrett, técnica do Mater Natura, nos representou na I Oficina de Formação Integrada dos PPPEAs do Parque Nacional Iguaçu e da Área de Proteção Ambiental de Guaratuba, que ocorreu nos dias 12 e 13 de junho, em Foz do Iguaçu. O PPPEA diz respeito ao Projeto Político Pedagógico das Unidades de Conservação Federais mediados pela Educação Ambiental.
No dia 13 de junho, o presidente do Mater Natura, Paulo Pizzi, participou da 106 ª Reunião Ordinária do Conselho de Estadual do Meio Ambiente – CEMA, tendo por pontos de pauta principais a apresentação da Coordenação de Captação de Recursos da SEPL – Secretaria de Planejamento, sobre o Programa Paraná Eficiente, e deliberação sobre a minuta de Resolução CEMA que trata de limites do parâmetro Escherichia coli.
Em 15 de junho ocorreu a 4ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Litorânea, em Paranaguá. O Mater Natura esteve representado pela técnica Anne Zugman, que ocupa uma das cadeiras de suplente da sociedade civil. Como principais resultados da reunião destaca-se a eleição e posse da nova mesa diretora e a formação da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTINS).
Através da sua representante Renata Garrett, o Mater Natura também participou da Elaboração do Planejamento Estratégico do Plano de Uso Público da Floresta Nacional (FLONA) de Assungui. A Unidade de Conservação é gerenciada pelo ICMBio e faz parte do bioma Mata Atlântica e está localizada em Campo Largo (PR)!
Elaboração do Planejamento Estratégico do Plano de Uso Público da FLONA de Assungui
Anne Zugman e Anabel de Lima, técnicas associadas do Mater Natura no Seminário
Em cumprimento aos ditames do Código Civil Brasileiro e do estatuto do Mater Natura, realizamos nos dias 23 e 30 de junho, respectivamente, reuniões do Conselho Fiscal e Assembleia Geral de nossa OSCIP, tendo por pauta principal a apresentação e aprovação do Balanço Patrimonial do Exercício fiscal de 2022.
Presentes em reunião híbrida (presencial e online) da Assembleia Geral do Mater Natura