Na comunidade Mundo Novo Saquarema, em Morretes (PR), a tradição da produção artesanal de farinha ganha um novo capítulo com o lançamento do documentário “As Últimas Casas de Farinha”. O filme conta a história da Casa de Farinha Vó Rose, uma das mais antigas da região, que permaneceu desativada por anos até ser restaurada em 2023 graças ao empenho da comunidade local, com o patrocínio dos Sítios Brigitte e o apoio da associação APRUMUS – Associação dos Produtores Rurais e Moradores do Mundo Novo do Saquarema e da Colipa – Cooperativa Agroecológica.


Em 2024, durante uma oficina do projeto Conecta UC, realizado pelo Mater Natura, a história foi contada pela comunidade e inspirou a realização do documentário. “Essa história veio à tona e, junto à Rede PPPEA Guaratuba, conseguimos buscar recursos para produzir o documentário. Agora, com apoio da Adetur, a Casa de Farinha Vó Rose está sendo transformada em um importante espaço de memória, que pode proporcionar uma experiência incrível de turismo rural sustentável na região”, destaca Renata Garrett Padilha, da equipe do Conecta UC.
Mais do que a recuperação de um espaço físico, o filme retrata um movimento coletivo de resgate cultural e fortalecimento comunitário, que pretende transformar a Casa de Farinha em um atrativo de turismo rural e ancestralidade local. A proposta é oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer a tradição da produção de farinha, participar de oficinas práticas e até levar para casa a farinha feita por suas próprias mãos, da mesma forma que as gerações anteriores a produziam.
Com imagens sensíveis e relatos emocionantes, o documentário mostra como a memória pode se tornar também uma alternativa de futuro, unindo conservação, cultura e sustentabilidade.
Conecta UC: integrando unidades de conservação do Lagamar paranaense
O projeto Conecta UC foi realizado entre abril de 2024 e junho de 2025, financiado pelo Programa Biodiversidade Litoral do Paraná com recursos do Termo de Acordo Judicial celebrado entre o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Paraná e a Petrobras, sob interveniência do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Atuou com foco no entorno de seis Unidades de Conservação do território da APA de Guaratuba, com a realização de diagnósticos participativos com comunidades, visando a sua integração com as áreas protegidas e a identificação de áreas prioritárias para restauração ecológica.
Como resultados do projeto foram elaborados três documentos: “Diagnóstico da Ocupação e Uso do Território por populações tradicionais e seus Modos de Vida”, “Diagnóstico da Cadeia Produtiva Agroecológica na área de abrangência do projeto Conecta UC” e “Proposição de Sistemas Produtivos Sustentáveis na área de abrangência do projeto Conecta UC”, além de um “Mapa das Áreas Prioritárias para a Restauração na região sul do Litoral Paranaense”. Saiba mais aqui.
Lançamento do documentário
O documentário “As Últimas Casas de Farinha” foi lançado no dia 22 de setembro, em uma reunião da APRUMUS com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) de Matinhos, no Sítios Brigitte, e já está disponível nas redes sociais do Mater Natura – YouTube, Instagram, TikTok, Facebook e LinkedIn – acesse e compartilhe!
Esta reunião faz parte das ações do projeto Diálogo UC, que está sendo realizado pelo Mater Natura desde novembro de 2024, também financiado pelo Programa Biodiversidade Litoral do Paraná com recursos do Termo de Acordo Judicial celebrado entre o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Paraná e a Petrobras, sob interveniência do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A reunião é resultado de um Plano de Intervenção elaborado pelo Grupo de Trabalho Territorial da Comunidade Mundo Novo Saquarema, criado pelo projeto junto à comunidade com o objetivo de fortalecer a gestão participativa das UCs no território da APA de Guaratuba.
Assista ao documentário a seguir!
As Últimas Casas de Farinha
Realização: Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais – Projeto Conecta UC/Programa Biodiversidade Litoral do Paraná*
Produção: Olhar Nativo Filmes
Parcerias: Rede PPPEA Guaratuba, Sítios Brigitte, APRUMUS, Colipa – Cooperativa Agroecológica
Financiamento: EPR Litoral Pioneiro
*O projeto Conecta UC foi financiado pelo Programa Biodiversidade Litoral do Paraná, com recursos do Termo de Acordo Judicial (TAJ) celebrado entre o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Paraná e a Petrobras, sob interveniência do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Confira mais fotos: